Por Johnny Giusti
A China, além de ser um dos maiores países do mundo, é um local com muita história para contar. Por esse motivo, atrai cada vez mais turistas para o seu território. Xangai (ou Shanghai, grafia inglesa da cidade) tem sido uma das cidades mais escolhidas pelos viajantes. Venha descobrir o porquê!
Publicidade
Xangai fica localizada no extremo leste da China, no litoral do oceano pacífico, há 1200 km de Hong Kong e 3.806 km de Singapura. Se você está pensando em visitar a cidade, saiba que por causa da grande distância com o Brasil, precisará fazer algumas escalas em países europeus, africanos e do oriente médio. A China autoriza a entrada de brasileiros, sem precisar de um visto, em viagens de até 6 dias. Se o período da sua estadia for superior a isso, você precisará providenciar um visto. Caso você já esteja passeando por Pequim e queira dar uma passadinha em Xangai, os 1.318 km poderão ser feitos em menos de 5h, com o trem de alta velocidade inaugurado em 2011.
E se você já está com a passagem comprada e ainda não sabe muito o que fazer, fique de olho nestas dicas para aproveitar essa cidade incrível.
Se você quer curtir ao máximo sua estadia na cidade, veja atrações em Xangai que farão a sua viagem valer muito a pena, confira!
Localizado no nordeste da cidade velha de Xangai, foi construído entre 1559 e 1577 e traz uma paisagem magnífica. É cercado por muros com formato de corpo de dragão e uma de suas maiores preciosidades é uma pedra de jade de 3.3 metros de altura. Conta também com um mercado ao lado para os turistas fazerem a festa.
Se você é daqueles turistas que gosta de se aventurar pela noite, badalando pelo mundo afora, saiba que Xangai traz uma vida noturna perfeita para você. Com diversas opções de bares, clubes e baladas, a cidade irá te surpreender. E você também pode aproveitar para experimentar as comidas de rua da China.
Publicidade
Se você curte história e quer entender um pouco sobre determinados períodos, o primeiro museu desta lista traz cartazes da era Mao Tse-tung, da China comunista, principalmente da revolução cultural. Um lugar com muita história e uma viagem no tempo através da propaganda política da época. Se quer colocar essa parada na sua lista, passe por lá de segunda a sexta, das 10h da manhã até as 17h.
Construído em 1882, com detalhes arquitetônicos da dinastia Song Meridional para abrigar as duas estátuas de jade branco do Buda, o templo, hoje, é muito visitado por seguidores dessa religião. Durante a era Mao Tse-tung, o templo foi fechado e só reaberto em 1980. Uma ótima opção para entrar num momento de reflexão e paz.
Projetado por franceses em 1909, é uma ótima opção para você fazer uma atividade física ou um piquenique. O parque também tem muito da cultura da China, com pessoas tocando instrumentos, dançando, caminhando… tudo isso com um visual lindo.
Para os apaixonados por história e arte, o museu de Xangai é praticamente uma parada obrigatória. Inaugurado em 1952, traz um acervo de mais de 1200 peças como moedas, objetos de bronze, móveis e cerâmicas. Alguns datam de um período de mais de 8000 anos, vale a pena dar uma conferida!
Localizada na área de Bund, que fica a beira-mar, Zhujiajiao, com os seus mais de 1700 anos, é conhecida como a Veneza de Xangai, porque grande parte do transporte por lá é feito por barquinhos. Uma ótima opção para quem quer visitar lugares deslumbrantes e históricos. Lá, tem várias lojinhas com artesanatos para você não esquecer de presentear ninguém e, claro, levar aquela recordação para você.
Uma das áreas mais transitadas de Xangai traz um contraste de vista com os prédios modernos da cidade, da área de Pudong, com as construções mais antigas. Quem vai para Xangai precisa andar pelo calçadão de Bund, seja de dia ou de noite, com paisagens deslumbrantes, além de diversos locais para visitar.
Se Bund traz uma arquitetura mais histórica, Pudong já é a área com arranha-céus modernos de arrepiar. Começou a se desenvolver nos anos 90 e hoje é centro comercial da China. Lá, você poderá visitar diversos edifícios da mais alta e tecnológica arquitetura.
Localizada na área de Pudong, a Pérola do Oriente é uma torre de televisão com 483 m de altura, e um dos pontos mais fotografados da cidade. No prédio, você poderá ter uma visão panorâmica de Xangai ao visitar o principal restaurante do arranha-céu. E se você quer testar o seu medo de altura, poderá andar por um chão de cristal de tirar o fôlego.
Se você procura por um passeio turístico calmo esse é o local certo para você. Nada de futurístico e caótico, Tianzifang é tranquilo com lojinhas de artesanato, galerias de arte e lugares aconchegantes para tomar um café bem gostoso.
Publicidade
Localizado entre Bund e Pudong, o rio Huangpu traz um ótimo passeio de barco e possibilita uma vista dos dois lados da cidade: o velho e o novo. Você pode optar pelo dia ou pela noite, com barcos que oferecem jantares ou almoços.
Umas das ruas mais movimentadas do mundo é também a rua comercial de Xangai. Então, se você quer fazer algumas comprinhas, é para lá que você tem que ir, mas se prepare para enfrentar uma multidão de pessoas no espaço.
Voltando para uma parte mais histórica de Xangai, o bairro Xintiandi tem diversas construções de séculos passados que viraram comércios, além disso, é um local bem tranquilo para se passear e apreciar a antiga arquitetura da China.
Para encerrar a nossa lista, você precisa conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai. Um local que apresenta muitas atrações, que farão você ficar por horas dentro das instalações. Ótimo para quem vai viajar com crianças, mas os adultos também acabam se divertindo com robôs e experimentos. Atenção, turista! O museu pode ser visitado de terça a domingo, das 9h da manhã até as 5h15 da tarde.
Temos certeza que depois desses destinos, você vai ficar mais encantado por essa cidade moderna que é Xangai. E depois de tanta andança bate aquela fome, não é mesmo? Mas calma, a gente também preparou um guia de comidas para você.
Uma das atividades preferidas dos turistas é a degustação da comida local. E para você não ficar de fora da gastronomia chinesa, separamos 5 pratos que você deve experimentar quando for para Xangai.
Um prato típico da China que consiste em camarões vivos com álcool. Sim, é preciso comê-los vivos, vai encarar? Você pode encontrar essa iguaria no restaurante Eason Restaurant (também conhecido em Xangai como Yi Sheng Yue Wei).
Dim sum é um pequeno pastel que pode ser cozido no vapor ou frito. São os petiscos lá da China. Esse é um prato típico que, caso você não seja fã de comidas exóticas, pode experimentar sem medo. E se você quer um local mais chique para experimentá-lo, vá ao Hakkasan Shanghai.
Mais um prato exótico da culinária chinesa. O sōnghuādàn nada mais é do que um ovo que fica envolvido por argila e cinzas por alguns meses. Adquire uma cor esverdeada e um cheiro forte, mas dizem que é muito bom.
Prato antigo servido nas cortes imperiais da China e um dos mais consumidos pelos chineses, o pato à Pequim se trata de um pato assado, que é cuidado especialmente para o abate. Uma iguaria que pode ser degustada por qualquer um, extremamente deliciosa e fácil de encontrar nos restaurantes em Xangai.
O próprio nome já diz. Essa comida é bem conhecida pelos chineses, que tinham o costume de comer caracóis, pois haviam muitos deles nos rios. Hoje, eles são criados em fazendas, especialmente para o consumo.
Você poderá encontrar pratos mais exóticos e até mais normais, e atenção: grande parte dos restaurantes fecham cedo, por isso trate de se programar. Caso perca o horário ou queira optar pelos famosos fast-foods, todos estão ao seu alcance em Xangai.
Xangai apresenta diversas opções de transporte para o turista se locomover facilmente pela cidade com ótimos preços.
Caso você queira se locomover com esses transportes de uma maneira mais fácil, é só adquirir o cartão do transporte público de Xangai nos guichês das estações de metrô. É possível recarregá-los.
A China é um país oriental, com uma política diferente da nossa, o que a deixa mais interessante. Separamos curiosidades e fatos que irão te ajudar nessa viagem a Xangai.
Depois de aprender um pouco mais sobre essa cidade gigante, você já está pronto para desvendar toda a história e curiosidades que Xangai tem para oferecer. Mas, se você ainda está com um pouco de receio, não se preocupe, temos algumas dicas.
Dicas de viagem de turistas que já passaram pelos locais desejados são sempre valiosas. Por isso, separamos para você vídeos que contam um pouquinho da experiência dessas pessoas quando foram para Xangai, confira!
Se você quer conhecer um pouco mais da comida típica e exótica da China, aqui está um guia para você fazer essa aventura gastronômica.
Já se você quer saber como é turistar na maior cidade da China, confira as dicas desse pessoal que gravou um pouco de seus dias em Xangai.
Xangai é gigantesca e já demos algumas dicas de transporte, mas se você quer descobrir como é na vida real e ter uma ideia de como as coisas funcionam por lá, dê uma conferida no vídeo.
Acompanhe o passeio por alguns dos pontos turísticos da cidade e aprenda um pouquinho do mandarim com esse vídeo.
Aposto que depois dessas dicas você ficou ainda mais ansioso para visitar Xangai, não é? Se prepare que temos mais um surpresa para você.
E para finalizar e deixar você com mais vontade de visitar Xangai, confira estas fotos que vão fazer você comprar logo sua passagem!
Ao mesmo tempo que traz um visual futurístico, Xangai consegue preservar o seu lado histórico e milenar. Deu vontade de voar para lá, né? Arrume as malas e não pense duas vezes. Também não deixe de conferir nossas dicas sobre o parque natural de Zhangjiajie. Boa viagem!